quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Uso e Preservação da Água

Ocupando mais da metade da superfície e da parte subterrânea do planeta, a água é um bem necessário à vida dos seres vivos. No entanto, dessa imensidão menos de 1% é própria para o consumo, aplicada nas mais diversas atividades humanas desde sua alimentação ao lazer. Com desenvolvimento de modos de produção, urbanização, industrialização entre outros, a falta de cuidados com esse bem precioso é quase inevitável. Mediante o capitalismo, se esquece às prioridades básicas, de gerações presentes e futuras, a conscientização é deixada de lado não por opção, mas, por obrigação do lucro e do desenvolvimento desenfreado.
Um dos maiores causadores da poluição das águas, sem dúvida nenhuma é a agricultura. Os modos de produção que outrora eram de subsistência se moldou e acarretou problemas que hoje tenta-se resolver por meios de maneiras alternativas e em conjunto com o meio ambiente. Com os fertilizantes utilizados para o cultivo, degradação de matas com áreas de nascentes, isso e outras coisas que se faz uso para o aperfeiçoamento e melhora de modos produtivos, acabam com a qualidade das águas. A população ao longo dos anos cresceu, e com isso cresceu também as áreas de cultivo voltadas para alimentação e para suprir até mesmo os supérfluos da sociedade moderna. Mediante esse crescimento acelerado, a demanda aumenta e conseqüentemente a degradação também. Atendendo à necessidade de mais alimentos, além de responder à demanda econômica por produtos agrícolas de maior valor. Uma pessoa adulta precisa cerca de 4 de litros de água por dia para beber, mas para produzir seu alimento diário são necessários por volta de 2 a 5 mil litros. No mundo a maior parte dos recursos hídricos são destinados à irrigação, após vem a indústria e por último o abastecimento populacional. No transporte aquático há também um certo grau de contaminação das águas tanto doce quanto salgadas. Além da agricultura, atividades como a industrialização, esgotamento sanitário, e até mesmo o mau uso que damos em nossas casas, tem contribuído assiduamente para a poluição.

Não é nenhuma novidade para nós que a água do planeta está correndo um sério risco.
Os diversos fatores, protagonistas para esse problema foram executados por quem mais deveria protegê-lo: O homem. Os desperdícios, a poluição dos rios, as agressões à camada de ozônio vêem destruindo o recurso mais importante para a nossa sobrevivência. Tais agressões foram de efeito tão negativo que para consertar levaria o dobro do tempo gasto no processo de destruição.
Mas, nem tudo está perdido. A solução que nos resta é a que deveria ter sido seguida desde as primeiras civilizações: A preservação. A responsabilidade é de todos nós seres humanos promover um ambiente equilibrado e assegurar uma vida saudável no meio em que vivemos.
A preservação não só da água, mas de todo o meio ambiente depende de uma reavaliação de nossos hábitos. Abaixo, seguem algumas dicas importantíssimas para a preservação da água:
  • Não deixar a torneira aberta enquanto escovar os dentes ou ensaboar a louça;
  • Lavar calçadas e veículos com baldes de água;
  • Apertar o botão de descarga por, no máximo cinco segundos;
  • Não trocar a água da piscina. Hoje em dia existem tratamentos que dispensam este procedimento;
  • Reutilizar a água de sua casa, sempre que for possível;
  • Verifique se não há vazamentos em torneiras ou canos de sua casa;
  • Preste atenção se hidrômetro (medidor de água) está funcionando corretamente;
  • Fechar o chuveiro enquanto o corpo é ensaboado.
A palavra chave é economizar, pois cada vez que economizamos garantimos mais um ponto a favor na luta para que o planeta água não ''evapore''.
A preservação da água não é só uma questão de bom senso, é uma questão de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário